quarta-feira, 30 de março de 2011

O Analfabeto Político

Ontem, no dia 29/03/2011, aconteceram duas coisas importantes e uma fútil na vida do Brasil

a) Morreu o ex-vice-presidente José Alencar, símbolo de garra e amor à vida, após uma longa luta contra o câncer (importante);

b) Ocorreu a final do BBB 11 (fútil)

c) A comissão de reforma política do senado aprovou o voto em lista fechada para vereadores e deputados estaduais e federais (importantíssimo)

Analisando os posts no twitter no dia de ontem, sem nenhuma surpresa para com o que ocorre no Brasil, os dois primeiros itens estouraram nos Trending Topic (os famosos TTs).

Aí eu me pergunto: Desde quando, My God, a final de um programa idiota como o BBB pode ter mais repercussão do que a gatunagem que o Senado perpetrou ontem?

Gatunagem sim, pois agora você, leitor que me lê, não vai mais poder escolher o seu candidato. Quem vai escolher ele para você é o cacique político de sua localidade. Você vai simplesmente votar no partido, não mais no candidato.

Ora, o sistema proporcional ora vigente tem muitos defeitos. Mas pelo menos você ainda conhece as fuças do candidato em quem está votando, mesmo que seja um Tiririca da vida. Na lista fechada até isso você perde!!!

Com a lista fechada, os partidos colocam dois bons puxadores de votos nas duas primeiras posições e deixam seus "cupinchas" na sequência, para que eles sejam eleitos sem nem mostrar a cara.

Imagine uma lista para deputados federais do PT de SP com a seguinte composição e sequência:

- Lula
- Marta Suplicy
- José Dirceu
- Delúbio Soares
- José Genoíno
- João Paulo Cunha
- Etc

Você tem alguma dúvida que essa turma toda não será eleita somente com os votos dados ao PT por conta do Lula? E você já viu a ficha corrida dos concorrentes? Você lembra que todos eles (com exceção dos dois primeiros) são réus no processo do Mensalão?

Pois é... O Senado te gatunou ontem (com a complacência do Sr. Aécio Neves, diga-se de passagem) e você estava mais interessado se a Maria iria "pagar calcinha" na final do BBB...

É nessas horas que eu me recordo do texto do Analfabeto Político, de Bertold Brecht, que escreveu com muita propriedade:

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

Depois não reclama dos políticos, ok?

A única pessoa que pode mudar este quadro está bem perto de você. Vá ao banheiro, olhe no espelho e conheça esta pessoa...

Um comentário:

  1. Nossa querida! Você é totalmente certa advertindo mas tambem orientando sobre esse relapso de alguns brasileiros a respeito ao descaso ao acompanhamento da política. Um abraço Ramon

    ResponderExcluir